CUIDADOS COM SUA PELE!

CUIDADOS COM A PELE!



Você sabia que a partir dos 25 anos é necessário começarmos os cuidados para minimizar o aparecimento de rugas e manchas na pele?
Isso porque, nessa idade inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento.
Já após os 50 anos, o corpo perde em um ritmo maior essa proteína. É nessa fase que surgem rugas profundas, sulcos, flacidez e alteração no contorno da face.

Temos 2 tipos de colágeno na nossa pele:

ƒ Tipo I, que fornece resistência às pressões mecânicas em tecidos conjuntivos denso da derme, também em tecido conjuntivo frouxo (camada papilar) e osso.

ƒ Tipo III: encontra-se em fibras reticulares e ajuda na cicatrização de feridas.
A forma mais abundante encontrada na derme é o colágeno do tipo I, que constitui 90% do total de colágeno no organismo.
As fibras do colágeno são um componente importante da matriz extracelular do tecido conjuntivo, particularmente do tecido conjuntivo denso e irregular encontrado na derme da pele, nos tendões e nos ligamentos.
Durante a cicatrização de feridas, colágeno do tipo III aparece inicialmente na ferida cerca de quatro dias após a lesão.
O colágeno da ferida ou colágeno tipo III é tecido colágeno imaturo e não fornece muita resistência a tensões mecânicas.
Leva aproximadamente três meses para o colágeno do tipo III amadurecer e se tornar colágeno do tipo I.

E a elastina:
Como o colágeno, a elastina está presente em muitas estruturas do corpo, não apenas na pele.
A elastina representa apenas cerca de 3% da pele, enquanto o colágeno representa 70% da massa seca da pele.
A degradação das fibras elásticas está associada à exposição aos raios UV, e a elastose é uma das principais características da pele fotoenvelhecida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidados com você!